Moda com menos impacto ambiental: descubra a prática da circularidade no nosso dia a dia

11/12/21|MODA RESPONSÁVEL

Você já ouviu falar de circularidade? É um conceito da nova economia que associa o desenvolvimento econômico à regeneração e ao melhor uso de recursos, priorizando insumos mais duráveis e renováveis. Ou seja, representa a preocupação com o uso dos recursos antes, durante e depois de qualquer iniciativa.

Para a Renner, esse conceito não é novidade. A gente já vem trabalhando a circularidade há alguns anos dentro da nossa estratégia de moda responsável. E, recentemente, demos mais um passo importante nesse sentido: inauguramos a primeira loja circular do Brasil.

A nova loja circular, que fica no shopping Rio Sul, no Rio de janeiro, foi projetada de ponta a ponta para o menor e melhor uso dos recursos. O que isso significa? Deixamos, por exemplo, de utilizar 8,5 toneladas de aço na reforma da loja e a escolha de materiais para os móveis e manequins priorizou itens recicláveis e mais duráveis, para que possamos garantir um maior ciclo de uso desses equipamentos. Assim, usamos menos recursos da natureza e geramos menos resíduos.

A energia usada na loja circular é eólica, ou seja, é um tipo de energia renovável e, no dia a dia, a operação dessa loja vai economizar 424 mil litros de água por ano. Para conhecer melhor o projeto, faz aqui uma visita virtual.

E claro que essa loja está sempre cheinha de produtos com o Selo Re Moda Responsável. Tem uma coleção Re jeans que você precisa conhecer. Um dos atributos mais sustentáveis do Re Jeans é que ele pode ser feito de tecidos reciclados. Sobras de tecido que seriam descartadas são desfibradas e transformadas em novos fios, que dão origem às novas peças. Isso também é circularidade!

Que tal repassar o seu look em desuso e praticar a moda circular?

Você conhece o Repassa? É uma plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios, que faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner. Na nossa loja circular, você pode retirar até janeiro, de forma gratuita, a Sacola do Bem. Você pode separar as roupas que não ama mais, colocá-las na Sacola do Bem, deixá-las no móvel coletor do Repassa e pronto! Aí o trabalho é com o time do Repassa mesmo: as peças podem ser doadas ou vendidas no brechó online e você recebe o valor das vendas para usá-lo como quiser ou doá-lo para alguma das ONGs apoiadas. Assim você coloca a circularidade em prática e dá novos ciclos de uso para suas roupas.

Quer saber mais novidades sustentáveis? Confira aqui as séries de iniciativas e compromissos que a Renner tem com o meio ambiente. Venha visitar nossa loja circular e faça parte deste movimento responsável junto com a gente.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL