DICAS POR TIPO DE SEIO

  • Os seios possuem tamanhos diferentes (muito comum!).

    Melhores modelos: Sutiãs moldados ou sem bojo (como o triângulo, o bralette e o base sem bojo) são os mais indicados, pois abraçam cada seio individualmente. Outra opção interessante é o modelo com bojo removível, que é facilmente adaptável. #Dica: Evite modelos com aro, copas rígidas e enchimento.

ASSIMÉTRICOS

  • Aparência bastante simétrica, visual cheio e seios ligeiramente mais volumosos na parte inferior.

    Melhores modelos: Praticamente qualquer opção funciona para este formato. Caso queira um visual com seios mais redondos e cheios, os modelos com aro (com ou sem bojo) são os mais indicados.

Gota

  • Seios posicionados para os lados e mamilos apontando para fora.

    Melhores modelos: Para quem busca aproximar os seios, a sugestão é apostar em modelos como o push-up (para mais volume) ou o triângulo (para mamilos sensíveis que precisam de uma peça com maciez extra).

Leste-oeste

  • Os seios costumam ser longos e estreitos, possuem pouco volume e o peso tende a estar concentrado na parte inferior da mama.

    Melhores modelos: Sutiãs estilo sem aro e sem bojo são indicados se você procura naturalidade e pouca sustentação, enquanto modelos com aro, como os sutiãs base (que podem ser com ou sem bojo) são mais recomendados para levantar os seios. Se o objetivo for adicionar volume, o push-up ou o power push-up são ideais.

Pequenos

  • Igualmente cheios nas partes superiores e inferiores.

    Melhores modelos: Qualquer sutiã com pouco enchimento veste bem neste tipo de seio. Você pode escolher um bralette ou fits como o base e o triângulo, por exemplo. Você ainda pode optar por modelos com bojos macios ou sem bojos, para uma cobertura mais natural.

Redondos

  • Seios mais volumosos e mais espaçados que o tipo “leste-oeste”.

    Melhores modelos: Para este tipo de seio, o sutiã base alta sustentação é o mais recomendável, uma vez que o modelo possui tiras mais largas e laterais reforçadas, ajudando, assim, a segurar o volume e aproximar os seios.

Separados

  • Seios com pouco volume na parte superior e muito na parte inferior.

    Melhores modelos: Para este tipo de seio, o ideal é buscar modelos que ofereçam suporte, então dê preferência a laterais mais largas e alças reforçadas. Sutiãs base são boas opções, sendo o de alta sustentação interessante para mulheres com muito volume, pois o modelo dá suporte extra aos seios mais pesados.

Sino

  • Os seios podem ser de qualquer um dos formatos listados anteriormente, a característica mais importante aqui é a quantidade de volume e peso nas mamas.

    Melhores modelos: Seios grandes precisam de suporte, laterais mais largas e alças reforçadas. Sutiãs base são ótimos aliados, sejam com ou sem bojo, mas dê preferência por tecidos reforçados no busto. Procure por modelos de alta sustentação se você deseja suporte extra.

Volumosos

Guia de fits

  • Cobertura: Média

    Sustentação: Média-alta

    Melhor para: Seios médios a volumosos, sejam eles firmes ou flácidos. O sutiã com bojo e aro oferece a sustentação perfeita para manter os seios no lugar, modelando sem aumentar. O modelo pode ou não ter a base alongada.

    confira

base com bojo

  • Cobertura: Média (depende do modelo)

    Sustentação: Média-alta

    Melhor para: Seios médios a volumosos, sejam eles firmes ou flácidos. O sutiã sem bojo com aro ofere maior sustentação aos seios, ao mesmo tempo em que mantém seu formato original.

    confira

base sem bojo

  • Cobertura: Baixa

    Sustentação: Baixa

    Melhor para: Seios pequenos a médios ou aqueles que não necessitam de sustentação. Este modelo evidencia a forma natural dos seios e é perfeito para ser utilizado como cropped ou aparecendo em roupas transparentes e decotadas.

    confira

bralette

  • Cobertura: Alta

    Sustentação: Baixa

    Melhor para: Seios pequenos a médios que não necessitam de uma sustentação. O bandeau (ou top faixa) não possui alças nem aros, e pode ou não ter bojo. Alguns modelos possuem uma aplicação interna de silicone que mantém a peça no lugar.

    confira

bandeau

  • Cobertura: Média-alta

    Sustentação: Alta

    Melhor para: Seios volumosos, sejam eles firmes ou flácidos. Este modelo possui a base e as laterais reforçadas para oferecer uma maior sustentação para os seios grandes. Geralmente não possui enchimento.

    confira

base alta
sustentação

  • Cobertura: Baixa

    Sustentação: Baixa

    Melhor para: Seios pequenos. O sutiã power push-up levanta, aproxima e modela os seios com enchimentos supervolumosos, aumentando até dois tamanhos.

    confira

power push-up

  • Cobertura: Baixa (varia conforme o modelo)

    Sustentação: Baixa-média (varia conforme o modelo)

    Melhor para: Seios pequenos a médios. O sutiã nadador é ideal para ser utilizado com regatas e blusas cavadas nas costas, pois as suas alças são posicionadas de forma a não aparecer neste tipo de roupa.

    confira

nadador

  • Cobertura: Baixa

    Sustentação: Baixa

    Melhor para: Seios pequenos a médios. O sutiã invisível é perfeito para o uso de roupas decotadas e costas nuas, pois possui um adesivo que faz a peça aderir à pele, sem aparecer na roupa.

    confira

invisível

  • Cobertura: Média (varia conforme o modelo)

    Sustentação: Baixa-média

    Melhor para: Seios pequenos e médios de qualquer formato. O sutiã tipo triângulo oferece uma leve sustentação. É macio, confortável e atende especialmente quem busca um visual mais natural, pois não possui aros nem enchimento.

    confira

triângulo

  • Cobertura: Média (varia conforme o modelo escolhido)

    Sustentação: Média

    Melhor para: O uso com roupas que deixam os ombros à mostra, por possuir alças removíveis - independentemente do tamanho dos seios. Para ter mais suporte, procure modelos com aro e com as laterais mais largas.

    confira

Sutiã sem alça

  • Cobertura: Baixa

    Sustentação: Baixa-média

    Melhor para: Seios pequenos a médios. O sutiã push-up levanta, aproxima e modela os seios naturalmente. Possui enchimento delicado que aumenta um tamanho.

    confira

push-up

DICAS DE AJUSTE

Além da escolha do modelo ideal, saiba que, para o sutiã encaixar perfeitamente no seu corpo, outros elementos devem ser levados em conta:
a peça precisa ser do tamanho certo, estar bem ajustada e posicionada.

COSTAS

A sustentação do sutiã depende muito desse ajuste, ok? ;) As costas da peça devem ficar na horizontal, se estendendo da linha abaixo do seio até o fechamento traseiro, de forma reta e paralela ao chão. Se a parte traseira subir, o busto tende a puxar para baixo e o sutiã não entrega a sustentação necessária, podendo machucar os ombros e marcar lugares indesejados. Se a peça estiver muito apertada, você deve procurar um sutiã maior ou um acessório extensor de fecho para costas largas.

ALÇAS

Para garantir o suporte ideal, as alças devem estar ajustadas de uma forma firme e confortável. Elas não devem ficar frouxas demais, pois ficariam caindo sobre os ombros; nem muito apertadas, pois marcariam os ombros e fariam a parte traseira do sutiã subir. O ideal é conseguir colocar 2 dedos abaixo da alça, como na figura ao lado. Lembre-se que a maior parte da sustentação do sutiã deve ocorrer na base da peça, não nas alças.

BASE

Para usar a peça corretamente, a parte central da base do sutiã deve ficar encostada no tórax, e você não deve conseguir puxá-la facilmente para longe do corpo. Para verificar o ajuste, vista o sutiã e solte as alças dos ombros, deixando a peça presa apenas nas costas. Caso o sutiã permaneça no lugar, sucesso: o tamanho está correto! ;)

AROS

Muita atenção nessa etapa, tá? Caso o seu sutiã escolhido possua aros, você deve conferir se eles ficam posicionados ao redor da mama, não sobre ela, para não machucá-la. Para um encaixe perfeito, é só puxar seus seios para cima e para o centro após vestir a peça.

BOJOS/COPAS

Os modelos com bojo ajudam a modelar os seios, mas, para isso, é essencial que eles vistam corretamente. Observe: se a taça divide, achata ou deixa seu seio escapando, você deve procurar uma numeração maior; se os bojos ficam folgados e seu seio fica distante da taça, você deve procurar uma numeração menor.

CUIDADOS E LAVAGEM

O sutiã é uma das peças mais delicadas do guarda-roupa feminino. Vamos tratar os seus com carinho
para que eles tenham uma vida longa? <3 Confira as recomendações:

1. Opte por lavar os seus sutiãs à mão e com água fria. Se isso não for possível, utilize o ciclo de lavagem mais delicado da máquina, e procure colocar suas peças dentro de saquinhos com zíper específicos para lavar peças delicadas.

2. Caso leve as peças à máquina, antes de lavar, feche os sutiãs e retire os bojos dos modelos com copas removíveis (devem ser lavadas separadamente). Utilize um produto específico para lavar lingerie ou sabão líquido sem cloro.

3. Nunca coloque os sutiãs na máquina de secar. Seque-os preferencialmente na sombra, pois isso mantém a elasticidade da peça, evita fios puxados e não amassa os bojos.

4. Tenha cuidado na hora de guardar os sutiãs. Modelos com bojo devem ser acomodados um atrás do outro para que as copas não amassem. Lembre-se também de fechar os sutiãs, para que os ganchos não prendam no tecido ou renda. E mais: nunca vire o bojo do avesso, pois isso deforma a peça.

5. Aumente a vida útil dos seus sutiãs alternando entre os seus três favoritos. Enquanto você usa um, lava o segundo e ventila o terceiro! ;)

6. Procure substituir suas peças favoritas a cada 6 a 12 meses, dependendo da frequência com que você as usa. Sutiãs e calcinhas são peças delicadas, com o tempo, até mesmo os melhores modelos podem perder a elasticidade.

7. Caso queira se desfazer de um sutiã, conte com a gente! As peças sem utilidade ou que chegaram ao final de sua vida útil não devem ser descartadas no lixo comum. Por isso, disponibilizamos os coletores EcoEstilo (serviço de logística reversa que encaminha as peças para triagem e depois as envia a um destino ambientalmente correto, o qual, a depender do material, pode ser a reciclagem). Esse serviço está atualmente disponível em cerca de 80 Lojas Renner de todo o país.

GOSTOU DA NOSSA PÁGINA?

VOLTAR AO TOPO